Adriano Lobão Aragão e Demetrios Galvão, acompanhados de Lucas Rolim, apresentam seus poemas, tendo como temática predominante a natureza e seus bichos. Sesc Cajuína, Teresina, 17 de maio de 2025.
Adriano Lobão Aragão e Demetrios Galvão, acompanhados de Lucas Rolim, apresentam seus poemas, tendo como temática predominante a natureza e seus bichos. Sesc Cajuína, Teresina, 17 de maio de 2025.
Palestra ministrada no Literary and Book Fair, evento interno do Great International School, em Teresina, PI, no dia 26 de abril de 2025. Abordamos o livro Destinerário: Piauí (obra adotada como paradidático), além de influências e experiências artísticas e literárias.
Alunos do Ensino Médio Integrado do Campus José de Freitas participaram da exposição Destinerário: Piauí, com poemas e fotografias de Adriano Lobão Aragão, professor de língua portuguesa do referido campus. Instalada no Espaço Cultural do Teresina Shopping, a exposição se constitui como uma jornada que envolve poesia e andanças por diversas cidades do Piauí, tais como Oeiras, Piripiri, Campo Maior, Cocal, Inhuma, Nossa Senhora de Nazaré, Jatobá do Piauí, Parnaíba e diversas outras.
“Os poemas foram inspirados em impressões de viagem, no que pude ver e sentir em cada cidade visitada. Além de pesquisar sobre esses lugares, todos os poemas nasceram das anotações que fiz na própria cidade que inspirou cada poema”, afirma Adriano.
Como forma de envolver os discentes, os vídeos com a leitura de poemas exibidos diariamente ao longo de toda a exposição trazem diversos alunos do Campus José de Freitas realizando a leitura de poemas. Participaram do projeto: Adrielly Lopes, Alice Araújo, Ana Clara, Ana Luísa, Antônia Vitória, Laiane Costa, Laura Lises, Marjorie Medeiros, Thayná, Valdinar Ferreira e Wenetia Liz.
No dia 22 de janeiro, os alunos, acompanhados dos professores Adriano Lobão Aragão e Vagner Ribeiro, juntamente com os servidores Alex e Wesley, visitaram o Espaço Cultural do Teresina Shopping. “Acredito que envolver nossos alunos em atividades extracurriculares que possam estimular a leitura, a arte e a reflexão sobre nosso estado e nossa cultura é algo fundamental para o desenvolvimento de nossos objetivos didáticos”, comentou Adriano.
A exposição Destinerário: Piauí foi aberta no dia 28 de dezembro de 2024 e prosseguiu até o dia 26 de janeiro de 2025, no Espaço Cultural do Teresina Shopping.
Publicado originalmente no site do Instituto Federal do Piauí – https://www.ifpi.edu.br/josedefreitas/noticias/alunos-de-jose-de-freitas-participam-de-exposicao-de-poemas-no-teresina-shopping
Espaço Cultural do Teresina Shopping | Teresina, PI
07 de janeiro de 2025
Uma das seções do meu livro “Yone de Safo”, de 2007, intitulada “Nordestes”, foi escrita a partir das divagações sobre algumas das localidades nordestinas que eu havia visitado. Algum tempo depois, decidi ampliar essa seção visitando outras cidades pelo interior do Piauí, principalmente, e, aos poucos, me veio o anseio de transformar essa experiência em um livro de poemas autônomo, desvencilhado do trabalho realizado em 2007.
Hoje, esse projeto chama-se “Destinerário”, consistindo numa jornada que envolve poesia e andanças. Os poemas foram inspirados nas impressões de viagem, no que pude ver e sentir em cada cidade visitada. Além de pesquisar sobre esses lugares, todos os poemas nasceram das anotações que fiz na própria cidade que inspirou cada poema. Os primeiros textos (“Cocal” e “Inhuma”) são de 2014; o mais recente (“Valença do Piauí”) é de 2022.
Iniciei o “Destinerário” pensando também em conhecer melhor o próprio estado onde nasci e vivo, mas o que realmente importa no momento é que, com a publicação do livro “Destinerário: Piauí” e com esta exposição, desejamos que esses poemas circulem pelas cidades que os inspiraram, pois creio que foi para elas que escrevi este “Destinerário”.